SISTEMA DE BILHETAGEM ABASP
SISTEMA DE BILHETAGEM ELETRÔNICA DA ABASP
Com a criação da ABASP em 2019, foi dado o início a um plano de trabalho focado no desenvolvimento de um sistema de bilhetagem e arrecadação unificado e seguro.
A proposta seria a substituição do bilhete magnético unitário utilizado nas estações de Metrô e CPTM há décadas e a criação do conceito de cartão de transporte único, visando a digitalização dos pagamentos (uma realidade já à época no exterior e algumas cidades brasileiras), diversificação dos meios de pagamentos (além do dinheiro, ampliação para compra através de cartão de débito ou crédito) e múltiplos canais de vendas (físicos e digitais) para aquisição dos bilhetes e recargas do cartão, além da centralização da arrecadação por meio de um fluxo financeiro confiável, eficiente e transparente.
Após a finalização do plano de trabalho e atendendo aos requisitos técnicos, operacionais e documentais previstos no Regulamento de Compras e Contratações, em abril de 2020, foi firmado contrato de prestação de serviços com a Autopass S.A para desenvolvimento e operacionalização do sistema de bilhetagem eletrônica da ABASP, sendo mantida a gestão do sistema de bilhetagem eletrônica e toda a arrecadação como atividade exclusiva da ABASP de acordo com suas disposições estatutárias.
Com essa contratação, foram desenvolvidas soluções inovadoras e tecnológicas, tais quais: o desenvolvimento de um novo cartão com níveis de segurança mais avançados, maior diversificação dos meios de pagamentos nas compras de créditos, tecnologia QRCode para os bilhetes unitários e desenvolvimento de um aplicativo de smartphone para compras, consultas de saldos e emissão de bilhetes unitários QrCode e recarga de créditos para o cartão de transporte.
A operação piloto dos bilhetes QRCode na ABASP foi iniciada em novembro de 2020 e gradualmente implantada durante o ano de 2021, passando a substituir integralmente o bilhete magnético em junho de 2021. Em novembro do mesmo ano, foi lançado o cartão TOP, substituindo gradualmente o cartão BOM, cuja finalização das vendas se deu no início de abril de 2022.
Atualmente o Sistema de Bilhetagem Eletrônica e Arrecadação da ABASP, vem se expandindo e agregando outros sistemas de transportes coletivos de passageiros, facilitando a vida dos usuários do transporte, permitindo uma redução gradual dos custos aos seus associados - grande economia de escala e amortização gradual dos investimentos - , bem como oferecer uma base consolidada de informações e dados do transporte público ao Poder Público, o que permite um melhor planejamento e eficiência na implantação de políticas públicas de mobilidade urbana.
Em razão do pioneirismo do modelo ABASP no Brasil, inovando na integração de diferentes sistemas de transportes públicos em diferentes entes federativos (Estado e Municípios), o que até então parecia inconcebível, aliado a sua ainda jovem formação, o modelo continua em análise nos diferentes órgãos de fiscalização do Estado, alguns já concluídos com resultados que reforçam sua validade, o que não seria diferente diante de sua solidez, consistência e consonância às leis vigentes, fruto de amplos estudos e análises que precederam a sua criação.