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ABASP lança canais de Denúncia e Ouvidoria para funcionários e clientes

Fonte:

Publicado em:

19 de nov. de 2024

Implementações serão uma extensão do Código de Ética e Conduta da Associação





A ABASP Mobility Clearing House, responsável pela consolidação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE) da Região Metropolitana de São Paulo, acaba de implementar duas novas ferramentas de transparência dentro da sua operação: o Canal de Denúncia e a Ouvidoria.

 

O Canal de Denúncias vai servir como forma de comunicação para que colaboradores, terceiros e membros da comunidade em geral possam reportar - anonimamente ou não - condutas antiéticas praticadas por agentes da organização, como fraude, corrupção, assédio, conflito de interesses, entre outras. Já a Ouvidoria é o meio de interação para dúvidas, reclamações, elogios, sugestões ou críticas relacionadas aos produtos e serviços prestados.

 


Detalhamento do Canal de Denúncia

 

Por meio do seu departamento Jurídico e de Governança Corporativa, a ABASP elaborou procedimentos internos específicos, aprovados pela alta direção, para lidar com qualquer demanda ou pedido de investigação. Os processos internos visam assegurar que todas as denúncias sejam tratadas com celeridade, ofertando resposta ao denunciante de boa fé e evidências das medidas aplicadas.

 

Para cada caso será elaborado um plano de investigação relacionado ao objeto da denúncia , contendo informações relevantes ao processo investigativo, tais como: escopo da investigação; lista de possíveis investigados; provas analisadas; pessoas a serem entrevistadas; dentre outros aplicáveis ao caso. O referido plano deve resguardar o respeito e a cautela na abordagem dos envolvidos, sem causar constrangimento, mantendo-se sempre a confidencialidade.

 

Apenas os integrantes do Comitê Investigador, previamente nomeados, terão acesso a todos os detalhes da denúncia para averiguação e tratamento do caso. Após o levantamento das evidências, esse Comitê definirá as medidas cabíveis  para respectiva aplicabilidade prática. As evidências coletadas, o relatório final, os registros e a comprovação da implementação das medidas recomendadas pelo Comitê Investigador estabelecidas devem compor a documentação de cada denúncia”, explica a Head Jurídica e de Governança Corporativa da ABASP, Eveline Barbosa Figueiredo.

 

Em suma, é um canal que permite apontar riscos à organização, além de ser uma ferramenta de monitoramento contínuo de eventos de desvios de conduta e violações normativas em geral, inclusive as abordadas pelo Código de Ética e Conduta da ABASP, e as demais disposições internas (manuais Institucionais, políticas etc.), complementa Eveline.

 

●        Canal: www.contatoseguro.com.br/abasp

●        Telefone: 0800 810 8414

●        WhatsApp: https://wa.me/555133769353

●        Aplicativo (Apple e Android): Contato Seguro



Detalhamento da Ouvidoria Abasp


O Canal Ouvidoria serve para a interação, dúvidas, reclamações, elogios, sugestões ou críticas relacionadas aos produtos e serviços fornecidos, mediante os canais oficiais (Site e App).

 

●        Canal: www.contatoseguro.com.br/ouvidoriaabasp

●        Telefone: 0800 810 8477

●        Aplicativo (Apple e Android): Contato Seguro



“Esses novos canais chegam para reforçar ainda mais o posicionamento transparente e claro da ABASP em todas as suas operações. Eles estão conectados diretamente ao nosso Código de Ética e mostram a consolidação da nossa operação nos transportes da Grande São Paulo, a mais importante Região Metropolita da América Latina”, reforça Daniel Bulha, diretor Executivo da ABASP. 


Sendo a primeira mobility clearing house privada da América Latina, a ABASP tem como foco oferecer uma experiência de mobilidade baseada no conceito MaaS (Mobility as a Service), ou mobilidade como serviço, que proporciona ao passageiro uma mobilidade integrada multimodal. Fundada em 2019, a entidade é uma instituição privada sem fins lucrativos responsável pela centralização e unificação da arrecadação e bilhetagem eletrônica na capital e região metropolitana de São Paulo, por meio da plataforma TOP, tendo entre seus associados empresas públicas e privadas.

 

Para entender mais sobre todas as ações e locais de operação da ABASP no Estado de São Paulo, acesse o https://www.abasp-sp.com.br/.



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