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Publicado em:
13 de mai. de 2024
A ABASP Mobility Clearing House, entidade responsável pela consolidação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE) da RMSP, registrou mais de 699 milhões de transações por meio da plataforma TOP.
A associação foi concebida para unificar e simplificar os múltiplos sistemas de pagamento que prevalecem em diferentes modais de transporte público e privado. No centro de tudo, concretizando a ação que unifica o sistema de arrecadação tarifária do transporte na Grande São Paulo, está o cartão TOP, responsável pela consolidação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica.
A plataforma TOP registrou em 2023 mais de 699 milhões de transações realizadas no metrô (Metrô, ViaQuatro e ViaMobilidade), trens metropolitanos (CPTM e ViaMobilidade), ônibus intermunicipais (EMTU) e ônibus municipais nas cidades de Arujá, Cotia, Rio Grande da Serra e Taboão da Serra.
Os números são expressivos e confirmam a adesão à Plataforma TOP pelos moradores da capital paulista e da região metropolitana em diferentes tipos de transporte. Em 2023, foram contabilizadas 389 milhões de transações nos ônibus e 309 milhões nos trilhos. Desde o início da operação do TOP, em dezembro de 2020, já foram emitidos mais de 3 milhões de unidades do cartão TOP, sendo 900 mil cartões somente no ano passado. Já os bilhetes QR Code chegaram à marca de 448 milhões de tíquetes impressos.
Sendo a primeira mobility clearing house privada da América Latina, a Abasp tem como foco proporcionar uma experiência de mobilidade baseada no conceito MaaS (Mobility as a Service), ou mobilidade como serviço, que proporciona ao passageiro uma mobilidade integrada multimodal. Fundada em 2020, a entidade é uma instituição sem fins lucrativos responsável pela centralização e unificação da arrecadação e Bilhetagem Eletrônica (SBE) da RMSP, tendo entre seus associados empresas públicas e privadas.
“E esses números estão crescendo, pois temos o compromisso de colocar as pessoas no centro dos serviços de transportes oferecendo uma experiência de mobilidade cada vez mais fluida e integrada, dando liberdade de escolha para os clientes fazerem a compra da sua passagem através de múltiplos canais”, comenta Daniel Bulha, diretor executivo da Abasp.
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